quinta-feira, 25 de novembro de 2010

A História do Thanksgiving





A história do Thanksgiving (Dia de Ação de Graças) começou em 1621 quando os pelegrinos vindos da Inglaterra para a terra nova, hoje os Estados Unidos, celebraram o agradecimento pela colheita do ano na colônia de Plymouth. Na ocasião, cerca de 90 índios nativos, os Wampanoag, participaram da festa dos pilgrims (pelegrinos em inglês). Os novos americanos estavam comemorando a benelovência de Deus para com eles num período em que mais da metade dos pilgrims tinha morrido por causa do inverno causticamente por que passaram. Sem a ajuda dos índios, todos teriam morrido.

Na primeira colheita, o governador William Bradford proclamou um dia de ação de graças e oração a Deus pela provisão dos alimentos. Na festa, um dos principais ingredientes era o peru, que ficou como marco da celebração do Thanksgiving. O cardápio do dia normalmente inclue peru, staffing (um milho de pão em cubinhos usado como recheio), abóbora, purê de batata, batata-doce, e torta de abóbora. Estas comidas simples recordam as virtudes rústicas dos Peregrinos.

Em 1623, um período de seca varreu os Estados Unidos. Os colonos da nova terra proclamaram um dia de jejum e oração e mais uma vez, depois que Deus envia chuva dos céus, é celebrado um dia de ação de graças na terra do Tio Sam. Pouco mais tarde, William Bradford declara que a data de 29 de novembro seria consagrada como dia de oração, onde pastores e líderes agradeceriam a Deus por suas bençãos sobre a nação.

Na história dos Estados Unidos muitas foram as celebrações de Thanksgiving e proclamações de datas em que os americanos se lembrariam de agradecer a Deus. Em 1789 o presidente George Washington proclamou que o Dia Nacional de Ação de Graças deveria ser celebrado na última quinta-feira do mês de novembro, em honra à Constituição dos Estados Unidos.
Thomas Jefferson, o terceiro presidente, revogou esta lei, afirmando que a prática estava incorreta por ser uma "decisão de rei".

Em 1863, Sarah Josepha Hale, autora do poema Mary had a little lamb (Maria teve um pequeno cordeiro), muito conhecido dos americanos, convenceu Abraham Lincoln a proclamar o Thanksgiving como feriado nacional. Para a data, ela escolheu a última quinta-feira de novembro por causa da declaração de George Washington.

Em 1941, a data foi oficialmente transferida para a 4ª quinta-feira de novembro.

É interessante perceber que todas as celebrações de Thanksgiving no início da história dos Estados Unidos foram feitas para agradecer a Deus. Não importavam aos novos americanos os maus tempos. O povo sabia que Deus era o criador e provedor de todas as coisas. Este ano a celebração do Thanksgiving acontece no dia 25 de novembro. Que possamos aproveitar esta oportunidade para agradecer a Deus por tudo que Ele tem feito por nós. Afinal de contas, nós os brasileiros, somos pilgrims na terra do Tio Sam e muito temos a dar graças. Pela provisão diária, pela acolhida deste país, pelo trabalho, saúde e oportunidade de uma nova vida.

Happy Thanksgiving Day!

fonte: http://www.linhaaberta.com/arquivo/2003/ed63/reflexao.html


Thanksgiving Vocabulary
feast any sumptuous and elaborate meal, usu. for many people; banquet.
grateful feeling or showing appreciation for kindnesses or benefits; thankful.
gravy juice that drips from cooking meat, or a sauce made by thickening and seasoning this juice.
harvest the gathering of ripe crops, the crops or the amount so gathered, or the season in which they are gathered.
native being the place of birth or origin.
autumn the season of the year between summer and winter, in the northern hemisphere continuing from the September equinox to the December solstice; fall.
parade a public procession of people or things, esp. on the occasion of a celebration or ceremony, and usu. including band music.
pilgrim someone who undertakes a usu. long trip for a religious purpose, such as to visit a holy place.
settler a person who settles in a previously uninhabited or new area; colonist.
thanks an acknowledgment of gratitude for a benefit received.
treaty a formal agreement between two or more countries or organizations.
turkey a large, originally North American bird with brownish feathers and a wattled head, now domesticated in many parts of the world.
yam the edible starchy, tuberous root of a tropical climbing plant, or the plant itself.
colony a territory governed by a distant country, often settled by citizens of that country.
cranberry a North American shrub growing in marshy ground and bearing a tart, red, edible berry, or the berry itself.

2 comentários:

Maria das Graças disse...

Que bom que minha filhota está ensinando história..Ah! sem dúvida, a História é tudo! Cultura,aprendizado,indagações e respostas para melhor compreensão do mundo e das pessoas! Acrescento uma observação pessoal à tradicional festa do Thaksgiving; a transformação em uma grande farra consumista ou mais oportunidade de lucros provenientes das célebres liquidações que atraem turistas, enloquecidos para comprar,comprar! O sentido primitivo de agradecer a Deus o alimento, a fartura e a sobrevivência aos amedrontados colonos da Nova Terra, inexiste.Atualmente o feriado está associado ao lucro, uma oportunidade de conciliar viagem, compras, diversão!Cultuando com o Tio Sam o "God" money...

Stephanie Soares disse...

Essa é a MINHA mãe!!! E Deus Salve a Rainha!! (A Madrecita obviamente..)